Contar aos amigos

A Junta de Freguesia de Águas Santas

Tem um novo site e está nas redes sociais...

Informação importante - Balcão Multisserviços

Informam-se todos os cidadãos que a partir de 10 de Fevereiro vai funcionar nesta Junta de Freguesia um novo Serviço de Atendimento (BALCÃO MULTISERVIÇOS), onde estão disponíveis as seguintes Valências:IMT, Seg. Social, C.G.A., A.D.S.E e DGAJ.

Aviso:

Registo dos Artistas da Freguesia

Vamos ser um parceiro na divulgação/promoção dos artistas. Ficha de Inscrição

Portfolio Category: História

Toponímia

Origem do Topónimo São diversas as tentativas de alguns estudiosos para explicarem as origens do topónimo, explicações quase todas de carácter místico e religioso. Estas vão desde a devoção que os cavaleiros do Santo Sepulcro, a quem é atribuída a fundação do mosteiro, tinham por Santa Maria de Águas Santas, até ao facto de, junto…
Ler mais

Igreja Românica

IGREJA ROMÂNICA DE SANTA MARIA DE ÁGUAS SANTAS (GUIA DO VISITANTE) Em Jerusalém, nos princípios do Séc. XII, homens de várias raças, ostentavam sobre as suas vestes a cruz, símbolo que os irmanava na fé e no desejo de proteger o túmulo de Jesus Cristo. Eram os homens das Ordens dos Templários, Hospitalários, Teutónicos e…
Ler mais

Heráldica

Bandeira Esquartelada de azul e branco. Cordões e borlas de azul e prata. Haste e lança douradas. O escudo assente em bandeira esquartelada. O azul é o esmalte que representa o elemento «Água» e significa o zelo no cumprir e a lealdade no servir sempre presente nas gentes de Águas Santas. A prata (de branco…
Ler mais

História

Águas Santas cuja história se perde na bruma da memória, preserva vestígios dos nossos ancestrais. Um dos mais valiosos testemunhos da Arte Rupestre da Idade do Bronze, é a "Pedra Gravada" decorada com motivos geométricos, e conhecida por Pedra de Ardegães - já que foi descoberta no Lugar de Ardegães - e actualmente encontra-se no Museu de História e Etnologia da Maia.…
Ler mais