História

Águas Santas cuja história se perde na bruma da memória, preserva vestígios dos nossos ancestrais. Um dos mais valiosos testemunhos da Arte Rupestre da Idade do Bronze, é a “Pedra Gravada” decorada com motivos geométricos, e conhecida por Pedra de Ardegães – já que foi descoberta no Lugar de Ardegães – e actualmente encontra-se no Museu de História e Etnologia da Maia.

É uma das dezassete freguesias que constituem o concelho da Maia, estando os seus limites repartidos pelas freguesias de Gueifães, Milheirós, Nogueira, Ermesinde (Valongo), S.Mamede Infesta (Matosinhos) e Pedrouços. A sua superficie é de 7, 860 Km2, sendo a terceira freguesia do concelho em extensão, logo a seguir a Folgosa e a Moreira.

Águas Santas é atravessada pelo rio Leça, que nasce no monte Córdova, em Santo Tirso e desagua em Leça da Palmeira (junto ao porto de Leixões).

Tem cerca de 31 000 habitantes e 20 890 eleitores. Assiste-se a um contínuo crescimento demográfico, associado aos fluxos migratórios de aproximação à cidade do Porto, da qual dista apenas 3,5 Km.

Tem uma população jovem: quase 50 % tem menos de 40 anos de idade.

A taxa de analfabetismo, segundo os Censos de 2001, é de 4, 6% e, segundo os mesmos Censos, cerca de 12% da população da freguesia possui como habilitação literária o Ensino Superior.

Património Arquitectónico

A Igreja de Santa Maria de Águas Santas também designada por Nossa Senhora do Ó, de visível estilo românico é considerada o ex-líbris da freguesia. Foi classificada como monumento nacional por Dec-Lei de 16 de Junho de 1910.

Desconhece-se com exactidão o ano da sua construção, sendo visiveis as alterações ao longo de várias épocas.

Decorria o ano de 1874, quando, lamentavelmente, o pároco António Ascenção Oliveira mandou construir a actual nave do lado sul e substituir os dois arcos ogivais, então existentes, por um só. Esta alteração foi classificada como ” lastimoso erro de ampliação” pelo estudioso padre Agostinho Azevedo.

Também de grande interesse histórico é a capela de Nossa Senhora de Guadalupe, no lugar do Paço, datada de 1633. Data a que, eventualmente, se pode referir alguma reconstrução, já que existe alguma informação de que foi construida em 1580.

Possui riquissimos altares de talha dourada ali colocados em 1746 e totalmente restaurados em 1985.

Todas as imagens da capela também foram restauradas, preservando-se a sua genuinidade.

As paredes interiores e a abóbada sobre o altar-mor da Ermida revelam notaveis pinturas a fresco representando vários passos da Paixão de Jesus Cristo e vários emblemas alusivos a Nossa Senhora de Guadalupe, tirados da ladainha. Restauros iniciados em 2001 e terminados em Maio de 2005.

Não pode deixar de ser admirado um órgão de tubos que ali foi colocado 1827.

No Comments Yet.